terça-feira, 8 de dezembro de 2009

HISTÓRIA E ACTIVIDADES DA INSTITUIÇÃO

CENTRO JUVENIL DE S. JOSÉ, GUIMARÃES
(Instituição Particular de Solidariedade Social)
Rua D. Domingos da Silva Gonçalves – Guimarães.
Breve História e Actividade da Instituição:
O Centro Juvenil de S. José é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, originária das antigas Oficinas de S. José, fundadas no vetusto Convento das Capuchinhas, desde 1918. O edifício apresenta traços primitivos de 1681, tendo um colossal painel de azulejos na Capela-mor (Séc.XVIII) representativos dos passos e vida da Sagrada Família.

A conversão deste convento em Lar para Jovens com muito poucos meios sociais e económicos, foi feita a partir de 1918 pela orientação e colaboração de D. Domingos da Silva Gonçalves, bispo da Guarda, fundador das Oficinas de S. José, em Guimarães, no ano de 1915.

O Centro Juvenil de S. José é uma instituição dedicada ao acolhimento e inserção Social de Crianças e Jovens sem o apoio familiar essencial ou em risco de exclusão social. Tem capacidade para acolher e ter à sua responsabilidade cerca de 50 crianças e jovens dos 06 aos 18 anos.

Esta instituição de acção social, visa estar a par de uma valorização pessoal, preparando os seus educandos para uma sã integração social, cultivando o desenvolvimento intelectual, físico, a formação espiritual, moral e religiosa, os valores do trabalho e da solidariedade, assim como os da cultura e da educação pelas belas artes, pela ecologia e pelo desporto.
Uma família centenária com novos Horizontes...
Onde a Criança Conta.

13 comentários:

  1. FORÇA MIUDOS O FUTURO E RISONHO!!!

    ResponderEliminar
  2. Vitor Hugo Mendes Marques11 de outubro de 2010 às 04:23

    Tou de passagem por este Site so para dizer aos rapazes desta Instituiçao que lutem agora pelos seus objectivos, porque senao mais tarde veram que sera mais dificel e se tenhem tudo que precissam neste momento porque deitar tudo fora.
    Avancem com o vosso futuro em frente nao o deixem cair no sitio donde começou. Porque de certeza que a mudança foi para melhor, para que estragar esta oportunidade de serem feliz, de organizarem a vossa vida e mais tarde terem uma familia unida e feliz?? Tenham força e nao deixem que uma simples brincadeira lhes estraguem a vida. Força rapazes!!!
    O vosso FUTURO só está estragado se VOCES o estragarem!!
    Um GRANDE ABRAÇO do vosso colega:
    Vitor Hugo Mendes Marques

    ResponderEliminar
  3. gostaria de confortar com umas palavras todos estes miudos mas infelizemnte a vida as vezes da voltas que ninguem deseja mesmo força a todos e muita alegria e bondade para com os proximos

    ResponderEliminar
  4. passei 12 anos nessa instituição (1973-1985)
    e tenho um milhao de recordações dessa casa
    que no essencial tornou-me no homem que sou.
    Apenas quero deixar um obrigado, enfim...
    à memória do seu fundador.. e naturalmente
    desejar o melhor a todos quantos por essa casa passam.

    "carlitos"

    ResponderEliminar
  5. tenho 16 anos e gostava de dizer isto tenho saudades do colégio das educadoras que são tão boas pessoas .ass: Paulo chagas

    ResponderEliminar
  6. Olá Bom Dia.. Gostaria de saber se é possível, caso haja crianças que queiram claro, de virem passar o natal com a minha família..

    agradeço a informação.

    Adelaide Pereira

    ResponderEliminar
  7. GOSTARIA DE ENCONTRAR O SR LUIS OLIVEIRA QUE ESTEVE NESSA INSTITUIÇAO JÁ HA 39 ANOS

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,
    Chamo me Augusto Sá e junto com os meus irmãos Joaquim Sá, Luís Sá e José Sá gostava de encontrar os meus amigos que frequentaram as oficinas de são José entre 1968-1971.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde Augusto Sá, O seu pedido, foi remetido à direcção da instituição.
      Será atendido mais facilmente ao dirigir-se pessoalmente através dos serviços da secretaria.
      Espero o maior sucesso.

      Eliminar
  9. Boa tarde,

    chamo me Augusto Moreira de Sá e junto com os meus irmãos Joaquim Sá, José Sá e Luís Sá , gostava de encontrar os meus amigos das Oficinas de São José em Guimarães entre 1968-1970.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Augusto, chamo-me Joaquim Machado, fui com certeza contemporâneo teu nas antigas Oficinas de São José, não consigo ligar o teu nome a qualquer o traço fisionómico ou a qualquer outra coisa que te pudesse destacar. Se puderes falar mais sobre ti... Eu, jogava futebol, inventava brincadeiras, fiz um "assalto" ao fumeiro das chouriças guardado pelas freiras, parti a cabeça contra a parede nos claustros que ainda tenho a cicatriz, mas sempre fui tido como um aluno bem comportado e discreto, como ainda hoje sou considerado, estudei na escola comercial e industrial de guimarães, fiz parte de um grupo que estudou no conservatório de música em Braga (clarinete), aprendi encadernador com o Sr. Santos e fui colega do Quintino Carneiro Teixeira... Agora vivo em Lisboa, sou licenciado em economia, revisor oficial de contas, casado e tenho um filho...

      Eliminar
    2. Olá Augusto, fui teu comtemporâneo nas Oficinas de São José, mas o teu nome só não me diz muito...

      Eliminar
  10. Olá companheiros! Sou o Manuel Jesus e certamente estive convosco as Oficinas. E se o Joaquim assaltou o fumeiro, eu assaltei a Adega! Vivo em Matosinhos, já estou reformado, casado, uma filha e muito feliz com uma netinha de 8 meses! Aguardo noticias vossas. A internet tem destas coisas: manuelcondor@gmail.com

    ResponderEliminar